Hamas acusa Israel de ter assassinado um de seus líderes na Tunísia

Gaza, Territórios palestinos, 17 dez 2016 (AFP) - O movimento islamita palestino Hamas anunciou neste sábado que um engenheiro tunisiano assassinado recentemente era um de seus líderes, acusando Israel pela morte e jurando vingança.

Mohamed Zaouari foi assassinado por Israel, afirmaram à AFP as brigadas Ezzedine al-Qassam, braço armado do Hamas.

"O assassinato de Zaouari na Tunísia é uma agressão à resistência e às brigadas Al-Qassam, e o inimigo tem que saber que o sangue dos líderes não será derramado em vão", indicou o movimento em um comunicado.

O engenheiro era um nome importante no desenvolvimento de drones, e havia tentado se introduzir em Israel em 2014, indicou o Hamas, assinalando que ele trabalhava há 10 anos para "a resistência".

O movimento, que governa a Faixa de Gaza, anunciou um dia de luto no território.

O partido islamita tunisiano Ennahda convocou autoridades a investigar o assassinato, que, segundo a formação, ameaça "a estabilidade do país".

O engenheiro, 49, morreu baleado na última quinta-feira dentro do carro, na porta de casa, em Sfax, segunda maior cidade da Tunísia.

O Ministério do Interior da Tunísia anunciou hoje a prisão de uma tunisiana no aeroporto de Cartago, na capital, por suspeita de envolvimento no assassinato, segundo a mesma fonte.

Trata-se de uma jornalista que havia entrevistado a vítima com um colega e um cinegrafista, ambos tunisianos, segundo o substituto do procurador-geral, Mourad Turki, que não citou a data da entrevista.

No total, "oito suspeitos foram presos, todos tunisianos", acrescentou.

As autoridades de Israel não responderam às acusações do Hamas. O governo israelense já assassinou vários membros de grupos militantes, principalmente na Tunísia.

az-jod-jjm-kl/mer/aoc/lmm/lb

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos