Conselho de Segurança da ONU votará nesta segunda envio de observadores a Aleppo

Nações Unidas, Estados Unidos, 18 dez 2016 (AFP) - O Conselho de Segurança da ONU votará nesta segunda-feira sobre o novo projeto de resolução que propõe enviar observadores a Aleppo, depois que a França concordou em levar em conta observações russas, informaram diplomatas.

Uma nova versão do projeto leva em conta as observações dos russos, depois que Moscou ameaçou vetar a proposta francesa caso ela fosse aprovada.

O embaixador francês François Delattre indicou que os 15 membros do Conselho conseguiram chegar a um acordo sobre um texto "baseado exatamente" no projeto da França, que propõe o envio de observadores internacionais para monitorar a retirada dos civis de Aleppo e a sua segurança.

Delattre assinalou que os observadores não irão precisar de autorização do governo sírio para trabalhar. Seu colega russo, Vitali Churkin, estimou que se trata de "um bom texto", e disse que a votação acontecerá às 9h de amanhã.

Segundo a embaixadora americana Samantha Power, o projeto "contém todos os elementos essenciais que permitem a supervisão da ONU". Ela disse que é esperada "uma votação unânime".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos