Nova York abrirá três novas estações de metrô em 1º de janeiro

Nova York, 19 dez 2016 (AFP) - Três novas estações de metrô serão inauguradas em Nova York em 1º de janeiro, o primeiro segmento de uma nova linha que no futuro atravessará todo o leste de Manhattan e que dá o que falar há quase um século.

"Atualmente há muito cinismo e ceticismo sobre nossos projetos, mas vamos voltar a recuperar a credibilidade. O metrô da Segunda Avenida reabrirá em 1º de janeiro", tuitou na segunda-feira o governador do estado de Nova York, Andrew Cuomo.

O governador democrata comprometeu-se pessoalmente com o projeto a fim que se respeite a data-limite de 31 de dezembro para a conclusão da primeira fase desta nova linha, evocada pela primeira vez em 1929.

O novo segmento, que vai da rua 63 ao nível da Avenida Lexington até a rua 96 ao longo da Segunda Avenida, representa a maior ampliação do metrô nova-iorquino em 50 anos.

A um custo de 4,4 bilhões de dólares, as novas estações foram decoradas por artistas contemporâneos, entre eles o célebre pintor e fotógrafo Chuck Close. Elas unirão o exclusivo bairro de Upper East Side à praia e ao célebre parque de atrações de Coney Island, no Brooklyn.

Este trecho é apenas a primeira parte de uma nova linha que vai atravessar algum dia todo o leste de Manhattan, do extremo sul da ilha até o Harlem, permitindo o descongestionamento das linhas de metrô saturadas que margeiam Lexington Avenue até o Bronx.

Nenhuma data para a conclusão da linha não foi fixada, nem para o fim do segundo trecho até o Harlem, cujo custo é estimado em 6 bilhões de dólares.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos