Venezuela reabre fronteira com Brasil

Brasília, 20 dez 2016 (AFP) - A Venezuela reabriu nesta terça-feira sua fronteira com o Brasil, fechada a uma semana após a decisão do presidente Nicolás Maduro de retirar as notas de 100 bolívares de circulação para combater o contrabando.

"Em função de negociações realizadas por meio da embaixada do Brasil em Caracas (...) as autoridades venezuelanas liberaram hoje a fronteira para o trânsito de pedestres", informou a chancelaria brasileira em um comunicado enviado à AFP.

A estrada que liga a cidade venezuelana de Santa Elena de Uairén a Pacaraima, do lado brasileiro, estava fechada desde a semana passada para impedir o retorno das notas de 100 bolívares à Venezuela, após a manobra de Maduro contra os contrabandistas que agem na fronteira.

De acordo com a imprensa local, cerca de 200 brasileiros - a maioria turistas - ficaram impedidos de voltar ao Brasil durante o fechamento da fronteira.

Os brasileiros que querem sair da Venezuela de carro também podem fazê-lo, todos os dias às 14 horas, destaca a chancelaria em Brasília.

Os interessados em atravessar com seu veículo "devem procurar o vice-consulado em Santa Elena de Uairén para incluir, até às 13H00 local, seus nomes na lista entregue às autoridades venezuelanas de fronteira".

O Brasil tem 2.200 km de fronteira com a Venezuela, através dos estados de Amazonas e Roraima.

A passagem de fronteira entre Venezuela e Colômbia também foi reaberta nesta terça, após uma conversa por telefone entre Maduro e o presidente Juan Manuel Santos.

Após a reabertura, milhares de venezuelanos cruzaram para a Colômbia em busca de alimentos, remédios ou para visitar seus familiares por ocasião das festas de final de ano.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos