Topo

Polícia da Austrália frustra plano de atentado no dia de Natal

22/12/2016 22h03

Sydney, 23 dez 2016 (AFP) - A Polícia australiana frustrou um plano de ataque terrorista contra o centro de Melbourne, depois que várias batidas resultaram na detenção de sete pessoas - informaram as autoridades locais nesta sexta-feira (noite de quinta no Brasil).

O comissário-chefe da Polícia de Victoria, Graham Ashton, afirmou que os detidos planejavam fazer ataques a pontos movimentados da cidade, como a estação ferroviária de Melbourne, a Federation Square e a Catedral de Saint-Paul.

"Nessas últimas duas semanas, fizemos uma investigação criminal sobre a formação do que pensamos ser um complô terrorista", disse Graham Ashton à imprensa.

"Achamos que havia intenção de lançar um ataque de modalidades múltiplas, que incluía uma explosão, a utilização de explosivos, e acreditamos dispor de provas", acrescentou.

Dos sete suspeitos, cinco permanecem detidos. Quatro deles nasceram na Austrália, e o quinto é um australiano nascido no Egito. Todos estão na faixa dos 20 anos.

"Consideramos que, certamente, eles se radicalizaram sozinhos, ainda que inspirados no Estado Islâmico e em sua propaganda", concluiu Graham Ashton.