Obama visita militares no Havaí durante o Natal pela última vez como presidente

Kaneohe, Estados Unidos, 26 dez 2016 (AFP) - O presidente americano Barack Obama e sua esposa Michelle visitaram no domingo pela última vez como ocupantes da Casa Branca os militares e suas famílias que celebram o Natal no Havaí.

De acordo com a tradição, o casal presidencial visitou a base dos Marines de Kaneohe, perto da residência de frente para o mar em que a família fica hospedada durante as férias de fim de ano em Kailua, ao nordeste da ilha de Oahu.

Durante o encontro, o presidente afirmou que conversou no sábado com os regimentos enviados ao Iraque e Afeganistão, incluindo alguns que "estão em missão para derrotar o grupo Estado Islâmico".

"Apesar desta ser a última vez que me dirijo a vocês como presidente, quero que saibam que, como cidadão, minha gratidão seguirá intacta", disse.

"O privilégio da minha vida foi ter sido seu comandante em chefe", disse Obama, que será sucedido pelo magnata republicano Donald Trump em 20 de janeiro, após oito anos na Casa Branca.

O presidente democrata reiterou que continuará visitando a base do Havái, estado do Pacífico em que nasceu e passou a maior parte da infância e adolescência.

"Acredito que tenho algum direito como ex-presidente", brincou.

"Poderei continuar usando o ginásio e o campo de golfe, claro".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos