Avião com diplomatas russos expulsos deixa os EUA (imprensa russa)

Moscou, 1 Jan 2017 (AFP) - Um avião com os 35 diplomatas russos expulsos dos Estados Unidos por suposta ingerência de Moscou nas eleições presidenciais americanas, em novembro, decolou na noite deste domingo (1) de Washington, informaram agências russas.

"O avião decolou, todo mundo está a bordo", informou a embaixada russa em Washington, citada pela agência estatal RIA Novosti.

Parentes dos diplomatas também viajavam no avião, especialmente fretado por Moscou para transportar um total de 96 passageiros.

As expulsões fazem parte do pacote de sanções ordenadas na quinta-feira pelo presidente em fim de mandato Barack Obama nas semanas finais de sua administração.

"Posso confirmar que 35 diplomatas russos declarados persona non grata deixaram os Estados Unidos, juntamente com seus familiares", indicou à AFP um porta-voz do Departamento de Estado.

Descritos como agentes de Inteligência baseados na embaixada russa de Washington e no consulado de San Francisco, os diplomatas receberam na quinta-feira uma notificação, segundo a qual tinham 72 horas para deixar o país.

Concretamente, o governo americano acusa a Rússia e 'hackear' e difundir e-mails do Partido Democrata e da equipe de sua candidata derrotada à Presidência, Hillary Clinton.

O Kremlin rejeita "categoricamente" estas "acusações infundadas" e acusa Washington de querer "destruir definitivamente" suas relações com Moscou.

Putin surpreendeu na sexta-feira, ao afirmar que não responderá na mesma moeda, uma decisão aplaudida pelo sucessor de Obama, o republicano Donald Trump.

O presidente eleito americano, que será empossado em 20 de janeiro, expressou várias vezes suas dúvidas sobre a descoberta dos serviços de Inteligência e diz saber de "coisas que os demais desconhecem" sobre a situação. O bilionário busca se aproximar de Moscou.

bur-oh/bbk/aoc/mvv

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos