Boate Reina, famosa casa noturna de Istambul

Istambul, 1 Jan 2017 (AFP) - A boate Reina, alvo de um ataque mortífero durante a celebração do Ano Novo, é uma famosa casa noturna de Istambul, frequentada por jovens ricos, famosos e turistas estrangeiros.

Situada junto ao Bósforo, na parte europeia de Istambul, a casa noturna inaugurada em 2002 também é acessível por barco diretamente a partir do estreito.

Além de precisar pagar preços elevados, os clientes ainda devem superar um duro filtro na entrada do local.

As noites começam geralmente após a meia-noite nesta casa noturna, que possui vários restaurantes e pistas de dança, além de um bar central.

A vista a partir do terraço, localizado logo abaixo de uma das três pontes imponentes que atravessam o Bósforo, é espetacular, com as luzes da margem asiática brilhando ao longe.

A história desta ponte já está associada a um dos episódios mais violentos da história recente da Turquia, já que foi palco de confrontos entre soldados sediciosos e manifestantes durante a tentativa de golpe de 15 de julho.

A ponte foi rebatizada desde então com esta data.

Apesar da islamização crescente da sociedade, criticada pelos opositores do presidente Recep Tayyip Erdogan desde que seu partido chegou ao poder, a Reina é um dos locais imperdíveis do "jet set" turco e dos festeiros sem problemas econômicos.

Com o passar dos anos, a boate também se tornou um ponto de encontro para as estrelas dos times de futebol em Istambul e das telenovelas, muito acompanhadas na Turquia.

A festa geralmente continua até o amanhecer, quando os clientes entram em automóveis que os aguardam para voltar para as suas casas.

Até então sinônimo de festa, a Reina ficará, a partir de agora, associada a este massacre registrado durante as celebrações de Ano Novo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos