Mais de mil migrantes tentam pular cerca de Ceuta para entrar na Espanha

Madri, 1 Jan 2017 (AFP) - Mais de mil migrantes tentaram pular, neste domingo (1), a cerca dupla que separa o Marrocos do enclave espanhol de Ceuta, em uma ação violenta em que um agente perdeu um olho, informaram as autoridades locais.

Um grupo de 1.100 pessoas procedentes da África subsaariana tentaram entrar em Ceuta, a "porta" da Europa para quem sai do continente africano, às 04H00 locais (01H00 de Brasília) do Ano Novo, de um modo "extremamente violento e organizado", segundo o delegado do governo dessa cidade espanhola.

Entretanto, ninguém conseguiu efetivamente cruzar para o outro lado, indicaram as autoridades em um comunicado, afirmando que dois dos migrantes haviam ficado gravemente feridos e foram transferidos para o hospital em Ceuta.

Tentaram "forçar algumas das portas do cercado exterior utilizando barras de ferro, cisalhas e pedras grandes, com as quais agrediram tanto as forças marroquinas como os agentes da Guarda Civil", acrescentou.

Cinco agentes espanhóis e 50 marroquinos ficaram feridos, inclusive um que perdeu um olho.

Segundo as autoridades locais, uma centena de migrantes conseguiu subir até a parte mais alta da cerca exterior e ficar lá durante horas.

"Esta tentativa frustrada pelas forças de ordem permitiu a prisão do conjunto de imigrantes clandestinos, no entanto lamentamos meia centena de feridos, entre os quais há dez graves das forças de segurança", indicou um comunicado do Ministério do Interior marroquino.

Imagens da emissora local Faro mostravam um homem preso na cerca, com a cabeça inclinada sobre o peito. Ao entardecer, desceu até o espaço entre as cercas e se deitou no chão, enquanto um policial espanhol buscava uma garrafa de água para depois devolvê-lo ao território marroquino.

Em 9 de dezembro, outros 400 migrantes tentaram pular a cerca.

Ceuta e Melilla constituem as únicas fronteiras terrestres entre a União Europeia e a África.

Separadamente, guardas disseram ter resgatado 52 pessoas em uma balsa na costa de Málaga, sudeste da Espanha.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos