Papa condena atentado em Istambul em mensagem para 2017

Cidade do Vaticano, 1 Jan 2017 (AFP) - O papa Francisco condenou neste domingo o atentado que deixou 39 mortos em uma boate em Istambul e fez um apelo por uma mobilização contra "o flagelo do terrorismo", durante sua mensagem de Ano Novo.

"Infelizmente, a violência também atingiu a noite passada de alegria e esperança", disse o Papa argentino diante de 50.000 fiéis reunidos na Praça de São Pedro durante o tradicional Ângelus.

"Com profunda dor, expresso a minha proximidade com o povo turco. Rezo pelas muitas vítimas fatais, pelos feridos e por toda a nação em luto", disse o pontífice.

Francisco também lançou um apelo para que "todos os homens de boa vontade" enfrentem "o flagelo do terrorismo e esta mancha de sangue que envolve o mundo com uma sombra de medo e perplexidade".

Além disso, o Papa desejou a todos "um ano de paz na graça do Senhor".

"Queridos irmãos e irmãs, Feliz Ano Novo!", exclamou o pontífice a partir da varanda da Basílica de São Pedro.

"E o ano será feliz na medida em que cada um de nós, com a ajuda de Deus, tentar fazer o bem todos os dias. Assim se constrói a paz, dizendo 'não' - com as ações - ao ódio e à violência, e 'sim' à fraternidade e à reconciliação", acrescentou.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos