Decretado alerta vermelho por incêndio florestal em Valparaíso

Santiago, 3 Jan 2017 (AFP) - As autoridades chilenas decretaram, nesta segunda feira (2), alerta vermelho diante do gigantesco incêndio florestal em um dos morros da cidade portuária de Valparaíso, que já afetou cinco casas e arrasou cerca de 50 hectares de mata.

O incêndio, na entrada da localidade de Laguna Verde, destruiu três imóveis no setor "Población Ecológica" e dois no setor de Puertas Negras. Pelo menos uma pessoa ficou ferida, segundo o último boletim do Escritório Nacional de Emergências (Onemi, na sigla em espanhol).

As altas temperaturas e o forte vento contribuíram para aumentar a extensão do novo incêndio que atinge um dos lugares mais visitados do Chile. A cidade teve o centro histórico declarado Patrimônio da Humanidade e está localizada a 120 km de Santiago.

De acordo com o Onemi, 200 pessoas foram levadas para lugares seguros, enquanto a empresa de abastecimento de energia informou que cortou o serviço para quase 48 mil clientes, por medida de segurança.

"Protocolos de emergência se encontram ativados no incêndio que afeta a comuna de Valparaíso. Minha solidariedade com as pessoas afetadas", tuitou a presidente Michelle Bachelet.

Centenas de bombeiros trabalham contra as chamas com o apoio de dois aviões e quatro helicópteros.

Valparaíso tem outros incêndios em seu histórico.

Em março de 2015, uma das montanhas próximas ao porto pegou fogo. Uma mulher faleceu, e milhares de pessoas tiveram de deixar suas casas. Em 2014, 15 pessoas morreram, e mais de três mil moradias foram atingidas pelo fogo.

Com cerca de 40 morros pontilhados de pequenas casas coloridas, a topografia de Valparaíso é especialmente vulnerável a incêndios florestais, em especial durante o verão.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos