Desemprego na Alemanha em 2016 continua em nível historicamente baixo

Berlim, 3 Jan 2017 (AFP) - O desemprego na Alemanha se manteve em 6% em dezembro, um nível historicamente baixo desde a reunificação do país, e caiu para 6,1% em todo o ano de 2016, segundo dados corrigidos divulgados nesta terça-feiro.

No último mês do ano, o número de desempregados na primeira economia europeia se reduziu em 17.000 pessoas, indicou a Agência do Emprego.

Há vários anos, o desemprego na Alemanha vem diminuindo: foi de 6,1% em 2016, de 6,4% em 2015, de 6,7% em 2014 e 6,9% em 2013.

"A evolução positiva do desemprego se manteve até o final do ano. (...) a demanda de novos trabalhadores continua se mantendo em um nível muito alto", comentou o presidente da Agência do Emprego, Frank Weise.

"O mercado de trabalho entra no ano novo com uma situação sólida", comemorou a ministra alemã do Trabalho, Andrea Nahles.

Em dados brutos, contudo, que são mais utilizados no debate público, mas menos representativos de uma verdadeira tendência, o resultado de dezembro é mais acentuado, pois, inversamente, o número de desempregados aumentou em 36.000, a 2,57 milhões de pessoas, e o índice de desemprego chegou a 5,8%, contra 5,7% em novembro.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos