Incêndio em Valparaíso está quase controlado

Santiago, 3 Jan 2017 (AFP) - O gigantesco incêndio que atingiu os morros da cidade portuária de Valparaíso, no Chile, estava "praticamente controlado" nesta terça-feira, enquanto a presidente Michelle Bachelet visitava a zona para avaliar os danos.

O fogo, que voltou a atingir duramente este porto turístico da costa central chilena, começou na tarde de segunda-feira, na localidade de Laguna Verde, e logo se alastrou para a zona de Playa Ancha.

Nesta terça-feira, o fogo estava "praticamente controlado, faltando apenas arrematar" alguns focos. "Assim que isto for concluído, vamos iniciar a remoção dos escombros e iniciar os trabalhos de reconstrução", disse o intendente de Valparaíso, Gabriel Aldoney.

A presidente Michelle Bachelet visita a região para avaliar os danos e encarar os trabalhos de reconstrução do terceiro incêndio que atinge Valparaíso nos últimos quatro anos.

"Primeiro é preciso responder à emergência, segundo terminar com o incêndio e evitar que se propague", disse Bachelet à imprensa após visitar um albergue com famílias afetadas.

"As pessoas vão contar com o apoio que como Estado podemos dar", prometeu a presidente, que atualizou o número de residências afetadas para 220.

Segundo as autoridades, 143 pessoas permanecem em albergues em Valparaíso.

Os hospitais atenderam 19 pessoas com problemas respiratórios, mas o incêndio não deixou vítimas fatais.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos