Trump nomeia ex-funcionário da era Reagan para negociador comercial

Washington, 3 Jan 2017 (AFP) - O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, nomeou nesta terça-feira Robert Lighthizer para representante de Comércio Exterior (USTR), um posto que tradicionalmente é responsável pelas negociações comerciais internacionais.

Lighthizer, de 69 anos, segundo a Bloomberg, foi o número dois deste gabinete na presidência do republicano Ronald Reagan nos anos 1980, e acumula décadas de experiência em comércio internacional, em particular no escritório de advogados de Washington onde trabalha atualmente.

"Tem grande experiência sobre os acordos que protegem alguns dos setores mais importantes da nossa economia. Várias vezes lutou do setor privado para proteger os americanos de acordos ruins", declarou Donald Trump em comunicado. "Fará um trabalho formidável para virar a página das políticas comerciais que privaram tantos americanos da prosperidade".

Lighthizer, cuja nomeação tem que ser confirmada pelo Senado, deverá coordenar-se com o secretário de Comércio, Wilbur Ross, e com Peter Navarro, nomeado número um de um novo Conselho de Comércio na Casa Branca.

O programa comercial de Donald Trump é marcado fortemente pelo protecionismo. Ele prometeu aplicar represálias nos parceiros comerciais, em particular à China, e se comprometeu a retirar o país do acordo Transpacífico (TPP), assinado por Barack Obama com 11 países da região Ásia-Pacífico, mas que ainda não foi aprovado pelo Congresso.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos