Organizador da visita de Trump ao México é nomeado chanceler

México, 4 Jan 2017 (AFP) - Luis Videgaray, que em agosto organizou a polêmica visita do candidato republicano Donald Trump ao México, foi nomeado secretário das Relações Exteriores pelo presidente Enrique Peña Nieto, nesta quarta-feira (4), após deixar a Secretaria da Fazenda em setembro passado sob fortes críticas.

O economista de 48 anos substitui Claudia Ruiz Massieu na Chancelaria.

Claudia ocupava o cargo desde agosto de 2015 e foi, segundo fontes diplomáticas, uma forte crítica e opositora à visita do presidente americano eleito ao México em 31 de agosto passado.

"A partir de hoje, Luis Videgaray assume a titularidade da Secretaria de Relações Exteriores", anunciou Peña Nieto em mensagem à imprensa, acompanhado de Videgaray e Ruiz Massieu.

Diante da mudança de governo nos Estados Unidos em 20 de janeiro próximo, "a instrução do secretário Videgaray é acelerar o diálogo e os contatos para que, desde o primeiro dia da nova administração, possam ser estabelecidas as bases de uma relação construtiva de trabalho".

De acordo com o presidente, a prioridade é fortalecer os vínculos bilaterais em segurança, comércio e migração, mas sempre "promovendo os interesses do México e sem prejuízo de nossa soberania e da dignidade dos mexicanos".

Foi a primeira vez que um representante de governo mexicano recebeu um candidato presidencial americano. Até então, a tradição era marcada por encontros na Casa Branca após a posse do presidente eleito e, em geral, nos Estados Unidos.

dsc-sem/cd/bn/tt

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos