Três detentos de Guantánamo chegam à Arábia Saudita (AFP)

Riade, 5 Jan 2017 (AFP) - Três detentos da prisão militar americana de Guantánamo, em Cuba, desembarcaram nesta quinta-feira (5) na Arábia Saudita - de acordo com um jornalista da AFP que está no aeroporto de Riad.

Na terça-feira (3), a Casa Branca havia anunciado que planejava fazer novas transferências de presos dessa polêmica instalação para outros países, apesar da oposição já demonstrada pelo presidente eleito Donald Trump.

Familiares do detento Mohamed Bawazir, de nacionalidade iemenita, esperavam por ele. Bawazir teria passado 16 anos nas instalações da base americana, localizada no sudeste de Cuba.

Os três estavam entre os 59 presos remanescentes de Guantánamo.

Na terça-feira, Trump reagiu no Twitter: "Não deveria haver mais solturas em Gitmo (Baía da Base Naval de Guantánamo). Trata-se de pessoas extremamente perigosas, as quais não se deve permitir que voltem ao campo de batalha".

Horas mais tarde, o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, disse esperar que haja "transferências adicionais" antes de o presidente Barack Obama deixar o cargo, em 20 de janeiro.

abh-it/iw/tp/an/age/eg/tt

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos