Cristãos ortodoxos começam a celebrar seu Natal em Belém

Belém, Territórios palestinos, 6 Jan 2017 (AFP) - Milhares de cristãos de tradição oriental começaram a celebrar o Natal ortodoxo nesta sexta-feira em Belém, na Cisjordânia ocupada, indo em procissão até o local onde Jesus nasceu, constatou um jornalista da AFP.

Os fieis se juntaram ao patriarca ortodoxo grego Theophilos III nas primeiras celebrações perto da Basílica da Natividade, construída sobre local de nascimento de Jesus segundo a tradição cristã.

Sob o sol, grupos de escuteiros interpretaram ao som de gaitas de foles "Jingle Bells" e outras canções de Natal para os moradores e turistas nas ruas.

Os cristãos de tradição oriental celebram o Natal em 7 de janeiro e não em 25 de dezembro, devido a diferenças entre o calendário juliano e gregoriano.

As celebrações de acordo com o rito ocidental atraem mais peregrinos de todo o mundo em dezembro. Mas a maioria dos cristãos palestinos praticam o culto oriental.

John Mawal, padre ortodoxo da Austrália, disse que vive um dia "muito especial". "Na Austrália, é algo que você provavelmente nunca vai ver em sua vida", disse ele.

A solenidade deve culminar com a missa da meia-noite na basílica onde são esperados milhares de fiéis.

Mariana Thaljieh, cristã ortodoxa de Belém, disse que veio para saudar o patriarca Theophilos, mas que voltaria para a missa. "A atmosfera é bonita hoje na cidade onde Ele (Cristo) nasceu", encantou-se.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos