Força Armada venezuelana confirma lealdade a Maduro

Caracas, 7 Jan 2017 (AFP) - A Força Armada da Venezuela confirmou nesta sexta-feira sua "absoluta lealdade e incondicional apoio" ao presidente Nicolás Maduro, em uma mensagem dirigida a Julio Borges, novo presidente do Parlamento dominado pela oposição.

"Nossa obediência (a Maduro) não representa uma atitude complacente, e sim uma obrigação legalmente estabelecida; por isto reiteramos absoluta lealdade e incondicional apoio", assinala um comunicado no site do ministério da Defesa.

"Contundente comunicado em defesa da honra, dos princípios e do compromisso da Força Armada Nacional Bolivariana (FANB) (...). Unidos somos invencíveis", escreveu Maduro no Twitter.

Ao assumir a presidência do Parlamento, na quinta-feira, Borges se dirigiu em seu discurso aos membros da FANB, uma das bases de Maduro e do finado líder socialista Hugo Chávez.

"Irmãos da Força Armada, Nicolás Maduro está à margem da Constituição e isto é inaceitável (...). Não é um chamado à rebelião, ao contrário, é um apelo para que se cumpra a Constituição e se permita que o povo venezuelano vote", declarou Borges.

Em resposta, o ministro da Defesa, general Vladimir Padrino López, afirmou que a FANB sempre cumpriu a Constituição.

"Resulta tristemente contraditório que da Assembleia Nacional se realize um chamado ao resgate da Constituição, sob um enfoque parcial, que pretende gerar incerteza para arrebatar a legitimidade do cidadão Nicolás Maduro", diz o documento firmado por Padrino.

Na mesma nota, a Força Armada ratifica seu "inabalável compromisso de defender, a todo custo, os avanços da revolução" e proclama: "Chávez vive, a pátria segue".

A FANB afirma que é o Parlamento que desrespeita a Constituição ao não acatar as decisões do Tribunal Supremo de Justiça (TSJ).

O Supremo declarou à Assembleia Nacional em "desacato" por dar posse a três deputados do estado do Amazonas, cuja eleição foi questionada na Justiça por suposta fraude.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos