'Homem-árvore' sairá em breve de hospital após 16 cirurgias

Dacca, 6 Jan 2017 (AFP) - Um bengalês conhecido como o "homem-árvore" por suas impressionantes verrugas em forma de casca nas mãos e nos pés sairá em breve do hospital na capital de Bangladesh, onde foi operado 16 vezes por sua incomum doença.

Abul Bajandar, de 27 anos, perdeu cinco quilos de grandes verrugas graças a estas operações no Dhaka Medical College Hospital. Estas enormes verrugas o impediam de pegar sua filha de três anos no colo.

Estas verrugas surgiram durante sua adolescência, e se espalharam rapidamente até cinco anos atrás, quando foram diagnosticadas como uma epidermodisplasia verruciforme, uma raríssima doença genética da pele.

Apenas quatro pessoas no mundo foram formalmente diagnosticadas com esta doença, chamada de "homem-árvore".

"O tratamento de Bajandar é um marco na história das ciências médicas", declarou Samanta Lal Sen, coordenadora de cirurgia plástica no Dhaka Medical College Hospital.

"Nós o operamos ao menos 16 vezes para retirar suas verrugas", explicou.

"Suas mãos e seus pés estão quase curados. Poderá sair nos próximos 30 dias, após uma série de operações menores para melhorar a forma de suas mãos", acrescentou, garantindo que este paciente pode ser o primeiro no mundo a se curar desta doença, se as verrugas não voltarem a crescer.

No ano passado um indonésio afetado pela mesma doença morreu.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos