Sereias encantam frequentadores de piscinas holandesas

Zeist, Holanda, 6 Jan 2017 (AFP) - Uma majestosa cauda turquesa e dourada submerge em uma piscina pública de Zeist, na Holanda. Metade mulher, metade peixe, a sereia de carne e osso brinca na água, às vezes lançando olhares através de sua máscara e snorkel.

Desde que a princesa Ariel, da Disney, apareceu pela primeira vez nas telonas há duas décadas, muitas meninas (e alguns meninos) começaram a sonhar em se tornar sereias.

Atualmente, a sereia Crystal, como é conhecida, ajuda realizar esse sonho com aulas de natação, algo diferentes, na Holanda.

"É maravilhoso", diz, sorrindo, Marijke, de 27 anos, com os olhos brilhando. "É o sonho de toda menina", emenda.

Marijke, Lize e Katja estão entre as primeiras alunas da Escola de Sereias da Holanda.

Esta é considerada a "primeira escola profissional" do país para sereias e a única na Europa, onde o fenômeno do "sereismo" começa a ganhar mais espaço após chegar dos Estados Unidos e Canadá.

Na piscina pública no centro da cidade de Zeist, as sereias em preparação aprendem a nadar como Ariel, com as pernas presas dentro de uma apertada cauda.

Pintadas com tintas brilhantes para se assemelhar a escamas, as falsas caudas levam algum tempo para "amolecer" até que possam deslizar na água para as intensas atividades aeróbicas.

É tudo uma questão de técnica, explica Crystal, ou Marijke Pie, seu nome de batismo, afirmando que "o movimento começa na barriga".

Seu conselho? Mantenha os pés juntos, não dobre muito os joelhos, mas tente dar pequenos "chutes", como um golfinho, usando seus músculos abdominais.

Mágica e misteriosaCrystal costuma dar suas aulas apenas com traje de banho, optando por não usar sua pesada cauda de 15 quilos.

Ela consegui comprá-la online, feita sob medida, na fábrica Finfolk, no Havaí, onde os clientes desenham suas próprias caudas, que custam 3.000 euros (3.300 dólares). A demanda é tanta que o site tem uma lista de espera que pode durar de nove a 12 meses.

Para completar o look, ela coloca um top de biquíni com formato de concha, brincos de estrela e uma madre-pérola no cabelo.

Uma vez vestida, a transformação acontece. Mágica e misteriosa, Crystal afirma que se sente livre.

"Eu posso ir onde quiser. Sou graciosa na água. Me sinto mais bonita na água. Não tem estresse, pressão e estou longe de toda a tecnologia. É uma tranquilidade real. É incrível".

Mas se tornar uma sereia, ou um sereio, pode levar semanas, quem sabe meses, de treinamento.

Das 'selkies' às sereiasInicialmente, as aprendizes são chamadas de 'selkies' - criaturas folclóricas celtas que vivem no mar, mas descamam a pele para se tornarem humanas e andar na terra.

Depois, elas avançam para sereias - seres mitológicos com cabelos longos que entoam cânticos para seduzir marinheiros e levá-los para a sepultura na água.

Em suas aulas, Crystal também dá dicas para escolher o traje e acessórios, como arrumar o cabelo e fazer a maquiagem para não desmanchar na água, além de como sorrir e manter os olhos abertos para fotografias feitas debaixo d'água.

O último nível para se tornar uma sereia é aprender técnicas de mergulho livre. Como segurar a respiração dentro d'água, como soprar anéis de água e como proteger os olhos.

Crystal consegue segurar a respiração durante três minutos e meio, e mergulha a uma profundidade de 20 metros.

Seu sonho começou a se tornar realidade há quatro anos, após fazer um cosplay - pessoas que se fantasiam de algum personagem de filme, livro ou jogo - durante um evento. Atualmente, faz sessões de foto embaixo d'água e gostaria de participar de um show em um aquário.

Sua ídola é a australiana Hannah Fraser, que na última década trabalhou como "sereia profissional" e ativista em prol dos oceanos.

Fraser foi filmada nadando com tubarões, tartarugas e leões-marinhos, e fez parte do elenco de "The Cove", documentário vencedor de um Oscar, que trata da caça de golfinhos no Japão.

Mas os olhares surpresos de outros nadadores na piscina de Zeist parecem mostrar que os holandeses ainda não estão totalmente prontos para as sereias.

"Ah, deixe que olhem", diz a jovem aprendiz de sereia Marijke. "Eu estou me divertindo!".

shm/jkb/wdb/hmw/ach/cb/mvv

THE WALT DISNEY COMPANY

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos