Funcionário do consulado dos EUA baleado no México

México, 7 Jan 2017 (AFP) - Um funcionário do consulado americano na cidade mexicana de Guadalajara (oeste) foi ferido a bala em plena luz do dia, informou neste sábado o Ministério Público e as autoridades americanas, que ofereceram 20.000 dólares pela captura do agressor.

"Um oficial do consulado dos Estados Unidos foi ferido por um disparo de arma de fogo (...) e, de acordo com o boletim médico, se encontra estável", informou um comunicado do ministério.

As autoridades estatais e federais estão em comunicação com o consulado em Guadalajara e embaixada americana na Cidade do México para tentar localizar o agressor.

A delegação diplomática difundiu vídeos do ataque, realizado na sexta-feira.

Em um dos vídeos difundidos pelo consulado americano, é possível ver o funcionário vestido com roupa esportiva sendo seguido por um homem de cabelos negros, usando roupa azul e óculos escuros.

Em outro vídeo, o mesmo homem espera pelo americano, que sai em seu carro. O atirador saca da arma, dispara e sai correndo.

Segundo a imprensa local, o americano ferido ocuparia um alto cargo no consulado e foi baleado no tórax.

Em Guadalajara, capital do estado de Jalisco, multiplicaram-se os casos de violência devido à presença do crime organizado, mas até agora as autoridades não mencionaram um possível motivo para o crime.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos