Marines dos EUA voltam à província afegã de Helmand

Washington, 7 Jan 2017 (AFP) - Aproximadamente 300 marines da marinha americana serão enviados nos próximos meses à província de Helmand, no sudoeste do Afeganistão, para apoiar a missão comandada pela OTAN de treinamento das forças afegãs, informou o Corpo de Marines.

Os americanos voltarão a Helmand após terem deixado o local em 2014, quando a OTAN retirou suas forças e deixou as tropas afegãs liderarem a luta contra os talibãs.

Essas foram as primeiras forças americanas enviadas ao Afeganistão depois dos ataques terroristas nos Estados Unidos em 2001. Milhares de soldados foram direcionados à Helmand, uma região produtora de ópio, onde enfrentaram duras batalhas com os insurgentes talibãs.

O governo do presidente Barack Obama esperava retirar a maior parte das forças militares americanas no Afeganistão até esse prazo, deixando apenas um pequeno número delas.

Entretanto, os Estados Unidos mantêm 8.400 militares no país, e agora está enviando os marines de volta a Helmand.

A pedido do Comando Central americano e das forças norte-americanas no Afeganistão, "aproximadamente 300 marines serão enviados à província de Helmand no Afeganistão durante a primavera (boreal) de 2017 em apoio à Missão de Apoio Resoluto", disse o Corpo de Marines em comunicado.

"Os marines treinaram e assessoraram a peças-chave do 215º Corpo do Exército Nacional Afegano e da 505ª Zona da Polícia Nacional", anunciou.

O exército e a polícia do Afeganistão são ausentes por estarem em luta contra o grupo Talibã.

No começo de dezembro, o general John Nicholson, chefe das forças americanas e comandante da OTAN no Afeganistão, disse que Cabul controla diretamente 64% da população de 30 milhões de pessoas do país, contra os 68% do começo de 2016.

Indicou que os talibãs estavam com suas atividades especialmente ativas na província de Helmand, e estão trabalhando o ópio com os traficantes.

lby/ch/jm/fj/bn/

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos