Trump confirma Dan Coats como diretor da inteligência

Washington, 7 Jan 2017 (AFP) - O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, designou formalmente neste sábado o ex-senador Dan Coats como diretor nacional de inteligência, encarregado de coordenar as agências de espionagem e segurança.

"Dan demonstrou claramente um profundo conhecimento do tema e bom senso necessários para dirigir nossa comunidade de inteligência", afirmou Trump em um comunicado.

"Se for confirmado como Director de Inteligência Nacional, proporcionará uma liderança inquebrantávels que toda a comunidade de inteligência pode respeitar, e encabeçará a incessante vigilância de meu governo contra aqueles que buscam nos causar danos", acrescentou.

O anúncio foi feito um dia depois que o magnata republicano se reuniu cm os chefes das principais agências de inteligência americanas - incluindo o atual diretor de inteligência nacional, James Clapper, e o chefe da CIA John Brennan -, que disseram a ele que o presidente russo Vladimir Putin dirigiu um ciberataque contra o Partido Democrata para ajudá-lo a chegar à Casa Branca.

Trump minimizou essas as afirmações.

A designação de Dan Coats, 73 anos e senador republicano por Indiana em final de mandato, deve tranquilizar os que suspeitam da indulgência de Trump em relação à Rússia de Vladimir Putin.

Coats é um dos seis senadores americanos que Moscou proibiu ingressar na Rússia, em 2014, em resposta às sanções americanas pela invasão russa da Crimeia.

O diretor de Inteligência, cargo criado após os atentados de 11 de setembro de 2001, coordena a atividade das 17 agências de inteligência dos Estados Unidos, incluindo CIA, FBI e NSA.

Dan Coats foi embaixador na Alemanha entre 2001 e 2005, sob a administração de George W. Bush, e atuou como membro da comissão de Inteligência do Senado durante seu último mandato.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos