Capturado suspeito de ter baleado funcionário de consulado americano no México

Guadalajara, México, 8 Jan 2017 (AFP) - Um homem suspeito de ter baleado um funcionário do consulado americano na cidade mexicana de Guadalajara (oeste) foi capturado, anunciou neste domingo a promotoria do estado de Jalisco.

"Forças especiais conseguiram prender o atirador, que foi colocado à disposição" do Ministério Público, publicou a promotoria em sua conta no Twitter.

O crime aconteceu na tarde da última sexta-feira, quando o agente consular deixava um shopping em seu carro e foi baleado por um homem vestindo roupa de enfermeiro, peruca e óculos escuros, como mostra um vídeo divulgado pelo consulado de Guadalajara.

O funcionário era vice-cônsul, segundo fontes americanas. Seu estado de saúde é estável, de acordo com a promotoria de Jalisco. A imprensa local informou que ele foi ferido no tórax.

Um porta-voz do Ministério Público não quis dar detalhes neste domingo sobre a captura.

Em nome do presidente americano, Barack Obama, o secretário de Estado americano, John Kerry, agradeceu hoje ao governo mexicano pela captura do suposto autor do "ataque atroz".

"O bem-estar e a segurança dos cidadãos americanos e do nosso corpo diplomático no exterior são uma das nossas prioridades", disse Kerry ao desejar ao funcionário consular uma rápida recuperação.

str-sem/jb/lb

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos