Combates no Iêmen próximos ao estreito de Bab Al Mandeb deixam 68 mortos em 2 dias

Adem, 8 Jan 2017 (AFP) - Neste domingo (8) continuavam os combates entre as forças governamentais do Iêmen e os rebeldes xiitas huthis próximo ao estratégico estreito de Bab Al Mandeb, onde 68 insurgentes e militares morreram em dois dias, informaram fontes da segurança.

As forças leais ao presidente Abd Rabo Mansur Hadi, que no sábado conquistaram a região de Dhubab, a 30 km do estreito de Bab Al Mandeb, na entrada do Mar Vermelho, pretendem retomar o controle total de um importante campo militar próximo o qual haviam programado invadir na véspera, relataram as fontes.

O campo militar de Al Omari, no centro dos combates, está localizado em uma zona montanhosa que domina a rota costeira que comunica a região de Bab Al Mandeb com a de Dhubab e abre o caminho até Hodeida, a grande cidade portuária do Mar Vermelho, atualmente sob comando dos rebeldes.

A guerra no Iêmen já provocou mais de 7.000 mortos e 37.000 feridos desde março de 2015, segundo a ONU. Até o momento todos os esforços para resolver o conflito mediante negociações fracassaram.

bur-mou-faw/tm/ras/nbz/age/mb/bn/no

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos