Enviar 30 mil soldados ao Afeganistão foi a decisão mais difícil para Obama

Washington, 8 Jan 2017 (AFP) - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, considerou que a decisão mais difícil de seus dois mandatos foi a de enviar um reforço de 30.000 soldados em 2010 para recuperar a iniciativa na guerra do Afeganistão.

"A decisão mais difícil foi na metade do meu mandato, quando dei a ordem para o envio de 30.000 soldados adicionais ao Afeganistão, tendo noção de que fiz campanha para acabar com o envio maciço de tropas ao exterior", declarou Obama durante uma entrevista à rede de televisão americana ABC exibida neste domingo (8).

"Penso que foi uma boa decisão, já que os talibãs estavam em ascensão antes de eu assumir o cargo, em parte porque não nos interessávamos o suficiente pelo Afeganistão como deveríamos ter nos interessado", disse Obama.

"Por acaso está decepcionado, após oito anos, com o fato de os soldados americanos estarem presentes não apenas no Afeganistão, mas também no Iraque?"

"Sim, mas aprendi que, na guerra contra o terrorismo, nunca teríamos o mesmo tipo de vitória decisiva e permanente como se obtém em guerras contra países", assinalou o democrata.

"Por definição, inclusive depois de dizimar a Al-Qaeda nas Fata (zonas tribais paquistanesas) e ter matado Bin Laden, ainda há pessoas com vontade e capacidade de golpear os Estados Unidos se não nos mantivermos vigilantes."

Para o presidente americano, a fragilidade de certos países, como Iraque e Afeganistão, torna necessária a presença de tropas americanas. Atualmente, há mais de 5 mil soldados americanos no Iraque e 8,4 mil no Afeganistão.

"Mas já não estamos tão presentes e há menos riscos de que sejamos atacados como potência ocupante", concluiu Obama.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos