Primeiro-ministro da Costa do Marfim renuncia

Abidjan, 9 Jan 2017 (AFP) - Um dia após um motim do exército que fez lembrar as horas sombrias que levaram a Costa do Marfim à beira da guerra civil, o primeiro-ministro Daniel Kablan Duncan renunciou nesta segunda-feira.

"Enquanto aguardamos a nomeação de um novo primeiro-ministro e o estabelecimento de um governo, o primeiro-ministro e os membros do governo de saída ficarão a cargo dos assuntos correntes", indicou a presidência da Costa do Marfim em um comunicado.

Duncan, eleito deputado pela primeira vez pelo distrito de Grand-Bassam (sul) nas eleições de 18 de dezembro, justificou sua decisão pela "incompatibilidade de ser membro do governo e estar presente na Assembleia Nacional".

"Segundo uma prática política de longa data, a sessão de abertura da Assembleia Nacional (segunda-feira) deve ser assistida por todos os deputados, incluindo os membros do governo", acrescentou.

A renúncia era esperada e não tem nenhuma conexão com o motim de soldados exigindo melhorias nas condições de trabalho no último fim de semana.

Os amotinados paralisaram por dois dias Bouake, segunda cidade da Costa do Marfim, e várias outras cidades exigindo aumentos salariais e uma rápida promoção.

Um acordo foi alcançado no domingo entre os amotinados e o ministro da Defesa, Alain-Richard.

Nesta segunda-feira, o presidente Alassane Ouattara assinou outros dois decretos terminando com os mandatos dos ministros de Estado e da presidência da República, dois postos ocupados até então pelo secretário-geral da presidência Amadou Gon Coulibaly e Ibrahima Tené Ouattara, irmão mais novo do presidente.

O primeiro-ministro Duncan deve ocupar o cargo de vice-presidente, um posto novo criado pela Constituição de 30 de outubro de 2016.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos