Trump já conta com aprovação de seu gabinete

Washington, 10 Jan 2017 (AFP) - Donald Trump se mostrou confiante, nesta segunda-feira (9), na aprovação dos membros de seu futuro gabinete, os quais passarão, a partir desta terça, por sabatinas no Senado.

"Todos serão aprovados", prometeu o presidente eleito.

"A confirmação vai perfeitamente", declarou Trump, no hall de entrada de sua Trump Tower de Manhattan, em uma inesperada aparição diante da imprensa ao lado do presidente do gigante chinês do e-commerce Alibaba, Jack Ma, e do empresario francês Bernard Arnault.

Jeff Sessions, escolhido como futuro procurador-geral (cargo equivalente ao ministro da Justiça), será o primeiro a ser sabatinado pelo Senado amanhã, junto com o general John Kelly, que poderá assumir o Departamento de Segurança Interna.

Outras quatro audiências estão previstas para quarta-feira, entre elas a de Rex Tillerson, possível futuro secretário de Estado.

"Acredito que todos passarão", afirmou Donald Trump.

A equipe de Trump se coordenou com o Senado, onde os republicanos têm maioria, para realizar nove audiências de confirmação esta semana. Os democratas reclamaram, alegando que o cronograma é rápido demais.

O calendário acertado pelos republicanos também incomodou o Escritório de Ética do governo.

"Me preocupa muito que tenham anunciado audiências de vários candidatos que não foram objeto de verificação ética", censurou o diretor do órgão, Walter Shaub Jr., em carta ao líder dos democratas no Senado, Chuck Schumer.

O acelerado calendário criou uma "pressão inútil" sobre o órgão, encarregado de verificar os antecedentes dos candidatos, e alguns têm "potencialmente problemas éticos não resolvidos". Outros sequer entregaram sua declaração de renda.

Chuck Schumer acusou Donald Trump de ter-se aliado com a maioria republicana no Senado "para aprovar os candidatos" antes mesmo de terem sido corretamente verificados.

O republicano Donald Trump assume o cargo em 20 de janeiro.

Vários candidatos designados por Trump são bilionários, e os críticos querem que o Comitê de Ética tenha tempo suficiente para avaliar sua situação financeira.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos