Rússia e Turquia entram em acordo para coordenar ataques na Síria

Moscou, 12 Jan 2017 (AFP) - Rússia e Turquia assinaram um acordo para coordenar suas forças aéreas na Síria quando realizarem ataques "contra alvos terroristas" - anunciou o Ministério russo da Defesa nesta quinta-feira (12).

Delegações dos dois países, que em dezembro acordaram um cessar-fogo no país, reuniram-se em Moscou para encontrar formas de cooperação na luta contra os extremistas do Estado Islâmico (EI).

O documento "define os mecanismos para coordenar e cooperar" nos ataques, assim como para prevenir incidentes no espaço aéreo sírio, informou a pasta.

No ano passado, Moscou e Ancara acertaram um cessar-fogo entre o governo sírio e os grupos rebeldes, o qual entrou em vigor em 30 de dezembro e se manteve em muitas partes do país. Ainda assim, há combates nos arredores de Damasco.

Os recentes confrontos danificaram infraestruturas de distribuição de água e podem provocar novos embates, advertiu hoje o enviado especial da ONU para a Síria, Staffan de Mistura, garantindo que Rússia e Turquia vão tratar do tema.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos