Califórnia comemora chegada das chuvas

Los Angeles, 13 Jan 2017 (AFP) - A chuva e a neve que caem na Califórnia desde a semana passada são festejadas como o prenúncio do fim de uma seca histórica no Estado, mas as autoridades mantinham uma certa prudência nesta quinta-feira.

"'Bye bye' seca. Cuidado com a janela ao sair" - escreveu no Twitter o Serviço Meteorológico Nacional em Reno, Nevada, que acompanha a evolução do tempo no norte da Califórnia, a área mais atingida pelas chuvas.

Segundo o site US Drought Monitor, o norte do Estado está fora da condição de seca por hora, mas o sul ainda se mantém seco, com 30% do território em estado extremo.

"No sul da Califórnia tivemos as maiores chuvas dos últimos cinco anos e no norte foram as maiores dos últimos 10 anos", explicou à AFP Tom Fisher, especialista do Serviço Meteorológico Nacional.

Há um ano, praticamente toda a Califórnia lutava para se recuperar de uma severa seca de cinco anos, que acabou com as reservas de água, multiplicou incêndios florestais e provocou severas restrições.

As autoridades advertem que ainda é cedo para se cantar vitória e que até abril, quando acaba a temporada de chuvas, será preciso muita água para encher os reservatórios.

Ted Thomas, porta-voz do departamento de Recursos de Água do Estado, disse estar "cautelosamente otimista", mas advertiu que o impacto da longa seca não "desaparecerá da noite para o dia".

Os meteorologistas antecipam que após as fortes chuvas desta quinta-feira, que motivaram alertas de inundações, o tempo ficará aberto até a próxima quarta-feira, quando se espera a chegada de outro sistema.

jz-jt/lr

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos