Israel teme outra iniciativa contrária da ONU após Conferência de Paris

Nações Unidas, Estados Unidos, 13 Jan 2017 (AFP) - O embaixador de Israel junto à ONU manifestou nesta sexta-feira seu temor de que haja uma nova resolução do Conselho de Segurança contra seu país após a conferência sobre o Oriente Médio prevista para o próximo domingo, em Paris.

O embaixador da Suécia junto à ONU, Olog Skoog, que preside o Conselho em janeiro, declarou que não tem conhecimento da preparação de qualquer proposta.

"Assistimos a uma tentativa de promover uma iniciativa de último minuto antes da posse da nova administração americana", afirmou o embaixador de Israel Danny Danon.

"Os partidários dos palestinos buscam outras medidas anti-israelenses no Conselho de Segurança", advertiu Danon.

O Conselho de Segurança se reunirá na próxima terça-feira para discutir o conflito israelense-palestino, pela primeira vez desde a adoção de uma resolução que condena as colonias israelenses e que provocou a ira de Israel em 23 de dezembro passado.

Perguntado sobre se o Conselho irá discutir uma nova iniciativa, Skoog respondeu: "Não creio que seja certo (...). Vamos aguardar para ver onde estaremos na terça-feira. O principal evento agora é a conferência de Paris, no domingo".

O encontro em Paris, do qual participam 70 países, visa relançar um processo de paz moribundo desde abril de 2014, em um cenário de temor pelo incremento da violência caso o novo presidente americano, Donald Trump, mantenha sua promessa de reconhecer Jerusalém como a capital de Israel.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos