Trump incentiva seus secretários a expressar seus 'pontos de vista'

Washington, 13 Jan 2017 (AFP) - Donald Trump incentivou nesta sexta-feira aos membros de seu gabinete a expressar "pontos de vista próprios" durante as audiências de confirmação no Senado, depois que vários fizeram declarações desencontradas e distantes das posições do presidente eleito em temas-chave.

"Todos os membros de meu gabinete dão uma excelente impressão e fazem um bom trabalho. Quero que sejam eles mesmos e que expressem seus pontos de vista próprios, não os meus!", afirmou o magnata em um tuíte bastante incomum.

Os membros dos gabinetes presidenciais americanos têm muita liberdade, mas há funcionários, como os da defesa ou da diplomacia, que têm o papel de expressar publicamente e colocar em prática as ideias do presidente.

Rex Tillerson e James Mattis, designados para liderar o departamento de Estado e o Pentágono respectivamente, mostraram divergências importantes em relação a posições de Trump, em particular sobre a Rússia, durante as audiências que são realizadas no Senado e que devem confirmar suas indicações.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos