Advogado de Breivik questiona sanidade mental de neonazista

Oslo, 18 Jan 2017 (AFP) - O advogado de Anders Behring Breivik questionou nesta quarta-feira a saúde mental do assassino neonazista em um apelo sobre o isolamento do seu cliente na prisão, questão central da ação apresentada por ele contra o Estado norueguês sobre suas condições de detenção.

"Este homem está em boa saúde no senso comum?", perguntou Øystein Storrvik em seu apelo, no último dia do julgamento sobre as condições de detenção de Breivik, que matou 77 pessoas em 2011.

"Sua saúde mental não parece boa", disse ele.

Um tribunal de Oslo condenou em abril de 2016 o Estado norueguês por tratamento "desumano" e "degradante" em violação do artigo 3 da Convenção Europeia dos Direitos Humanos, criticando em particular o isolamento prolongado de Breivik.

Breivik queixa-se de dores de cabeça atribuídos ao seu regime de detenção. Ao depor na semana passada, o extremista de 37 anos, que por razões de segurança permanece isolado dos outros presos, disse que seu estado também ajudou a radicalizá-lo ainda mais.

Em 22 de junho de 2011, o criminoso perseguiu por mais de uma hora os participantes de um acampamento de verão da Juventude Trabalhista norueguesa na ilha de Utoya, onde matou 69 deles, a maioria adolescentes. Pouco antes, tinha matado outras oito pessoas, detonando uma bomba perto da sede do governo de Oslo

Em agosto de 2012, ele foi condenado a 21 anos de reclusão que podem ser prolongados indefinidamente.

As autoridades descrevem um detento em boa saúde física e psicológica. Mas seu advogado contestou a sanidade mental de Breivik, citando o conteúdo inapropriado de sues cartas e sua insensibilidade perante seus crimes.

"São esses elementos que, ao menos para mim, como advogado, apontam que não pode ser considerado em boa saúde", afirmou.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos