Detido na Áustria suspeito de preparar atentado

Viena, 20 Jan 2017 (AFP) - A polícia austríaca deteve nesta sexta-feira um jovem de 18 anos suspeito de planejar um atentado terrorista em Viena, informou o ministro do Interior, Wolgang Sobotka.

"Nossas forças policiais conseguiram deter rapidamente o suspeito, impedindo assim um provável atentado terrorista em Viena", declarou Wolgang Sobotka em entrevista coletiva após uma operação das forças especiais.

A polícia deteve um "austríaco de 18 anos". A investigação tenta determinar seus vínculos com o "islamismo radical", revelou o ministro.

O ministro não deu mais detalhes sobre a identidade e antecedentes do detido, ou dos indícios que deflagraram a operação.

As forças especiais da polícia entraram em um apartamento da capital austríaca por volta das 17H00 GMT (15h00 de Brasília).

Segundo o jornal populista Krone Zeitung, o homem detido chegou na sexta-feira da Alemanha e tinha um artefato explosivo artesanal.

O jornal reportou, ainda, que o suspeito é membro de um grupo "islâmico radical", originário da Albânia, e simpatizante do grupo Estado Islâmico (EI).

A polícia não confirmou as informações, mas recomendou à população que intensifique a vigilância em locais públicos.

"Ainda há muitos fios soltos", explicou o porta-voz da polícia Thomas Kleiblinger, em declarações a agência de notícias austríaca.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos