Trudeau e Trump discutem sobre comércio à margem do Nafta

Ottawa, 21 Jan 2017 (AFP) - O presidente Donald Trump conversou sábado com o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, concentrando-se na importância do comércio bilateral.

A conversa acontece um dia depois que a equipe Trump atualizou o site da Casa Branca com o compromisso de "renegociar o Nafta", o acordo de livre-comércio que vincula o Canadá, os Estados Unidos e o México desde 1994.

De acordo com uma declaração de Trudeau, os líderes "reiteraram a importância da relação bilateral entre o Canadá e os Estados Unidos e discutiram várias áreas de interesse mútuo".

A Casa Branca, contudo, não perdeu tempo, e pouco depois da posse atualizou sua política de comércio no site: "O presidente Trump está comprometido com a renegociação do Nafta", afirmou a mensagem.

"Se nossos parceiros recusarem uma renegociação que dê um acordo justo aos trabalhadores americanos, então o presidente dará um aviso da intenção dos Estados Unidos de se retirar do Nafta".

Durante a campanha, Trump condenou o Nafta, afirmando que o tratado contribuiu para as perdas de emprego e de produção e para o declínio econômico. Ele prometeu renegociar ou mesmo retirar os EUA do tratado.

O Canadá já disse que espera manter seu acordo bilateral de livre-comércio de 1989 com os EUA se Trump se retirar do Nafta.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos