Topo

Depois de criticar protestos no Twitter, Trump adota tom conciliatório

AFP PHOTO / Andrew CABALLERO-REYNOLDS
Imagem: AFP PHOTO / Andrew CABALLERO-REYNOLDS

Em Washington

22/01/2017 11h55Atualizada em 22/01/2017 16h10

O presidente Donald Trump usou o Twitter neste domingo (22) para criticar as milhões de pessoas que saíram às ruas em todo os Estados Unidos para protestar contra ele no sábado (21), incluindo as celebridades que participaram.

"Assisti aos protestos de ontem, mas tenho a impressão de que acabamos de fazer uma eleição! Por que essas pessoas não votaram?", tuitou.

Minutos depois, no entanto, ele publicou um novo post no Twitter, adotando um tom conciliatório: "Protestos pacíficos são um marco de nossa democracia. Mesmo que eu não concorde sempre, eu reconheço que as pessoas têm direito de expressar suas visões."

As postagens foram publicadas em seu Twitter pessoal, @realDonaldTrump, e, horas depois, não haviam aparecido na conta oficial do presidente dos Estados Unidos, @potus, que até sexta-feira era dedicada a Barack Obama.

Mais de dois milhões de pessoas inundaram cidades americanas no sábado em protestos liderados por mulheres que se opõem a Trump, por temerem que ele promova um retrocesso nos seus direitos, nos de imigrantes e de outras minorias.

A escala dos protestos de massa, que também aconteceram ao redor do mundo, destacam a profundidade da resistência à antiga estrela de reality show, dois dias depois de ele ter assumido o cargo de presidente com um índice de aprovação de apenas 37%.

A diva pop Madonna fez uma aparição não programada no protesto de Washington, juntando-se às centenas de milhares de manifestantes que se uniram pelos direitos das mulheres em desafio a Trump.

Outras celebridades também estiveram presente na manifestação, como as atrizes Scarlett Johansson, Ashley Judd e America Ferrera, o cineasta Michael Moore e o ícone feminista Gloria Steinem.