Topo

Político italiano Beppe Grillo dá apoio a Trump e Putin

22/01/2017 09h06

Paris, 22 Jan 2017 (AFP) - O comediante Beppe Grillo, fundador do Movimento Cinco Estrelas (M5S), um duro crítico do euro que se converteu em uma das principais figuras políticas da Itália, disse em uma entrevista publicada neste domingo que apoia Donald Trump e Vladimir Putin.

O comediante que saltou à arena política disse ao semanário francês Journal du Dimanche (JDD) que o novo presidente americano parece "moderado" e que está "bastante otimista", segundo trechos da entrevista enviados à AFP.

"Ele disse o que devia dizer aos chineses sobre o protecionismo (...) as grandes empresas já não vão ao México e permanecerão nos Estados Unidos", destacou o político italiano, cujo movimento conseguiu assumir a prefeitura de Roma.

"Ele apoia a pequena e média empresa e vai retirar o exército americano que está mobilizado nos quatro cantos do mundo. Eu estou de acordo com tudo isso", respondeu ao jornal francês.

Grillo também se referiu às declarações polêmicas de Trump sobre a Otan, um pacto que o novo presidente americano classificou de "obsoleto".

"Se Donald Trump quer sair da Otan, que o faça", disse o político italiano, que se apresenta como antissistema e que há até pouco tempo advogava pela saída da zona do euro.

Em relação à sintonia entre Trump e o presidente russo, Grillo também expressou sua aprovação.

"A política internacional precisa de homens de Estado fortes como eles (...) Putin é dos que diz as coisas mais sensatas sobre política externa", acrescentou.

bur-bds/fjb/an/ma