Capacetes Brancos da Síria se dizem 'orgulhosos' com indicação ao Oscar

Beirute, 24 Jan 2017 (AFP) - Os Capacetes Brancos sírios afirmaram nesta terça-feira (24) que se sentem muito "orgulhosos" pelo documentário sobre seu trabalho resgatando civis neste país em guerra ter sido indicado ao Oscar.

"O documentário 'The White Helmets', produzido pela Netflix foi nomeado ao Oscar! Estou muito orgulhoso deste filme e de sua nomeação", escreveu no Twitter o fotógrafo Capacete Branco Khaled Jatib.

A produção, dirigida por Orlando von Einsiedel, é um dos cinco candidatos ao Oscar de melhor documentário em curta-metragem.

"É uma nova oportunidade para expressar (nossa) mensagem humanitária e moral", disse à AFP após o anúncio Raed Saleh, chefe do grupo de socorristas.

"A nomeação de 'The White Helmts' ao Oscar é uma nova confirmação da credibilidade da Defesa Civil na Síria", acrescentou.

"Vai nos ajudar a conquistar o objetivo e o lema que estamos usando desde o início: 'Salvar uma vida é salvar toda a humanidade'", continuou.

Ainda que esta frase seja de um versículo do Alcorão, os Capacetes Brancos insistem que ajudam todo tipo de vítima, sem levar em conta sua religião.

Esta organização de Defesa Civil, surgida em 2013, conta com três mil voluntários e trabalha nas zonas sob controle dos rebeldes. Segundo a mesma organização, já foram salvas 78 mil vidas.

O grupo de socorristas ficou mundialmente conhecido por seus vídeos nas redes sociais, onde é possível testemunhar uma grande valentia na hora de ajudar as vítimas da guerra, em especial durante operações de salvamento de crianças.

Candidatos ao Prêmio Nobel da Paz, estes socorristas foram recompensados com o prêmio sueco Right Livelihood, considerado um "Nobel alternativo", por sua "excepcional valentia, compaixão e compromisso humanitário".

Seus críticos, na maior parte partidários do presidente sírio Bashar al-Assad, os acusam de seguir as pautas de seus patrocinadores internacionais.

A 89ª cerimônia do Oscar ocorrerá em 26 de fevereiro em Hollywood.

ah/sah/dv/es/mb/cb/mvv

NETFLIX

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos