Cepal: preço do petróleo subirá 20% em 2017

Bavaro, República Dominicana, 24 Jan 2017 (AFP) - O preço do petróleo aumentará 20% em 2017, e as matérias-primas, 8%, informou nesta terça-feira na República Dominicana a secretária-executiva da Cepal, Alicia Bárcena.

A recuperação acontecerá após uma queda de 47% do setor de energia e petróleo em 2015, e de 17% em 2016, informou a funcionária.

"O petróleo vai aumentar em torno de 20%, e o preço das matérias-primas, em 8%", disse Bárcena durante uma conferência com os chanceleres da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac) em Bávaro, vizinha da turística Punta Cana.

Ela acrescentou que essa é uma boa notícia para países produtores de hidrocarbonetos e alimentos, mas ruim para as nações da América Central e do Caribe, "importadores líquidos" de petróleo.

A queda da cotação das matérias-primas levou a região a dois anos de contração econômica. Após um retrocesso de 1,1% em 2016, o PIB da América Latina crescerá 1,3% em 2017.

A pobreza na região aumentou um ponto entre 2014 e 2015, passando de 28,2% para 29,2%, afetando 175 milhões de pessoas, lembrou Bárcena na véspera da cúpula da Celac.

Enquanto isso, a indigência atingiu 75 milhões de pessoas em 2015, cinco milhões a mais do que em 2014.

"É preciso estar atento porque as conquistas que a região obteve em matéria de pobreza, que são muito importantes, é preciso mantê-las, e só vamos conseguir se protegermos os gastos sociais do orçamento", disse a secretária.

A Cepal prevê ainda uma maior desvalorização das moedas latino-americanas em relação ao dólar, com as novas políticas econômicas do presidente americano, Donald Trump.

Diante da "incerteza" que gera o novo governo norte-americano, Bárcena pediu que a integração seja aprofundada por meio de uma rede produtiva, um maior comércio regional e o diálogo permanente entre os governos e o setor privado.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos