Opositor histórico Tshisekedi deixa RDC em meio a negociações políticas

Kinshasa, 24 Jan 2017 (AFP) - O opositor Étienne Tshisekedi saiu de Kinshasa nesta terça-feira rumo a Bruxelas, num momento em que seu partido negocia com a maioria que apoia o presidente Joseph Kabila uma saída à crise política na qual a República Democrática do Congo está afundada.

O opositor histórico do governo, de 84 anos, partiu do aeroporto internacional de Ndjili em um avião privado às 06h00 (03h00 de Brasília), constatou um jornalista da AFP. Pessoas próximas informaram que viajava à Bélgica por motivos de saúde.

A partida de Tshisekedi pode complicar as negociações políticas para sair da crise que começou quando Kabila, que está à frente do país desde 2001, anunciou no dia 20 de dezembro sua decisão de permanecer no cargo, embora seu mandato já tivesse expirado.

Com a mediação da igreja católica, o poder e a oposição acordaram no dia 31 de dezembro que dirigirão conjuntamente o país até a eleição do sucessor de Kabila.

O acordo autoriza o presidente atual a seguir no poder em troca da criação de um Conselho Nacional de Transição (CNT), presidido por Tshisekedi, e a nomeação de um primeiro-ministro saído de sua coalizão "Rassemblement" ("União").

Tshisekedi, apelidado afetuosamente de "velho" por seus partidários, já havia passado uma temporada de dois anos na Bélgica por motivos de saúde e voltou ao país em julho, com uma entrada triunfal, na qual centenas de milhares de pessoas o receberam.

A RDC não conheceu nenhuma transição pacífica do poder desde sua independência da Bélgica, em 1960. Entre 1996 e 2003, o país se viu arrasado por duas guerras que deixaram ao menos três milhões de mortos, e sua parte oriental segue devastada por múltiplos conflitos armados há mais de vinte anos.

str-mj/mf/an/ma

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos