Polonesa chega a pé ao Polo Sul

Varsóvia, 25 Jan 2017 (AFP) - Uma polonesa de 51 anos conseguiu chegar a pé ao Polo Sul nesta quarta-feira, após caminhar sozinha por 69 dias, sem qualquer tipo de ajuda externa, e se preparava para embarcar para o Chile após concluir a façanha, anunciou a imprensa local.

Malgorzata Wojtaczka, originária de Wroclaw, é a primeira polonesa a realizar a façanha, seguindo os passos da francesa Laurence de la Ferrière, que foi a primeira mulher do mundo a chegar a pé ao Polo Sul em 1997.

Como De la Ferrière, a aventureira polonesa arrastou ao longo de 1.300 km, cruzando locais a 2.700 metros de altitude, um pesado trenó no qual transportou sua barraca e sua comida.

A partir de Hercules Inlet, no extremo sudoeste de Ronne Ice Shelf, que cerca o mar de Weddel, Wojtaczka caminhou 20 km por dia, exceto com mau tempo e ventos fortes que a obrigavam a andar mais lentamente.

Os últimos 100 km foram especialmente difíceis. "A vida é bela, valia a pena", disse ao chegar, segundo a emissora privada de notícias TVN24. Agora, tinha que embarcar em um pequeno avião rumo a uma base na península antártica para depois seguir em outra aeronave para o Chile.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos