Trump anunciará candidato à Suprema Corte na próxima semana

Washington, 25 Jan 2017 (AFP) - O candidato para ocupar o nono posto da Suprema Corte dos Estados Unidos será comunicado na quinta-feira da próxima semana, anunciou o presidente Donald Trump nesta quarta-feira, no Twitter.

"Farei minha escolha para a Suprema Corte na quinta-feira da semana que vem. Obrigado!", tuitou o presidente.

A mais alta instância judicial do país está ameaçada com o bloqueio desde a morte do juiz conservador Antonin Scalia em fevereiro do ano passado. Desde então funciona com oito magistrados: quatro conservadores e quatro progressistas.

O antecessor democrata Barack Obama indicou o magistrado Merrick Garland, mas o Senado - dominado pelo Partido Republicano - se negou a aceitá-lo.

O novo presidente americano admitiu há pouco que tem uma lista de 20 possíveis candidatos.

A Suprema Corte é aquela que, em última instância, interpreta a Constituição e deve tomar decisões sobre temas muito sensíveis sobre os quais pesa a ideologia, como o aborto, o casamento entre pessoas do mesmo sexo e o porte de armas.

Os juízes são nomeados pelo presidente e confirmados pelo Senado no cargo, que ocupam em caráter vitalício.

Para que um juiz seja confirmado, sua nomeação deve ser apoiada pela maioria do Senado, ou seja, 60 dos 100 assentos. Os republicanos têm 52 assentos, razão pela qual o novo juiz precisará do apoio de alguns democratas.

Após sua vitória nas eleições presidenciais de 8 de novembro, Trump antecipou que pensava escolher um juiz - ou juízes, no caso de mais falecimentos - contra o aborto e a favor das armas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos