Adama Barrow chega à Gâmbia para assumir presidência

Banjul, Gâmbia, 26 Jan 2017 (AFP) - O novo presidente da Gâmbia, Adama Barrow, que se encontrava instalado no vizinho Senegal desde 15 de janeiro, chegou nesta quinta-feira à tarde (26) a Banjul e foi recebido por uma multidão em júbilo.

Entre os assistentes que esperavam por sua chegada, sob vigilância de militares senegaleses e nigerianos, com o rosto coberto e fortemente armados, assim como de um destacamento de soldados gambianos, estava a vice-presidente, Fatoumata Jallow Tambajang.

De túnica branca, Barrow desceu de um avião militar senegalês com o emblema da Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (Cedeao), acompanhado por suas duas mulheres e vários de seus filhos.

No aeroporto de Banjul, uma multidão se reunia desde o início da tarde para dar uma recepção triunfal a Adama Barrow, com grupos de dança e de música.

Morando no Senegal desde 15 de janeiro a pedido da Cedeao, que temia por sua segurança enquanto seu antecessor, Yahya Jammeh, recusava-se a deixar o poder, Barrow adiou seu regresso, invocando preocupações com sua segurança.

Vencedor da eleição de 1º de dezembro, Adama Barrow prestou juramento em 19 de janeiro na embaixada de Gâmbia em Dacar. Inicialmente, Jammeh reconheceu sua derrota, mas mudou de opinião em 9 de dezembro.

Pouco depois da cerimônia na missão diplomática no Senegal, a Cedeao lançou uma operação para forçar a saída de Jammeh. Ele acabou deixando o país na noite de 21 de janeiro, sendo recebido pela Guiné Equatorial.

Barrow não era visto em público desde a posse.

jom-sst/cs/lp/eg/jz/tt

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos