Topo

Peña Nieto lamenta muro e promete defender mexicanos nos EUA

O presidente do México, Enrique Peña Nieto - Edgard Garrido/Reuters
O presidente do México, Enrique Peña Nieto Imagem: Edgard Garrido/Reuters

No México

26/01/2017 01h36

O presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, lamentou nesta quarta-feira (25) o decreto firmado por Donald Trump para a construção de um muro na fronteira comum, e prometeu defender os imigrantes mexicanos nos Estados Unidos.

"Lamento e reprovo a decisão dos Estados Unidos de prosseguir com a construção de um muro que há anos, distante de nos unir, nos divide (...). E afirmo mais uma vez: o México não pagará por qualquer muro", declarou Peña Nieto no Twitter.

Em resposta aos decretos de Trump, Peña Nieto ordenou que os 50 consulados mexicanos nos Estados Unidos reforcem suas medidas de proteção e se convertam "em autênticas defensorias dos direitos dos imigrantes" mexicanos.

Em sua mensagem, Peña Nieto não citou a viagem que tem programada para a próxima terça-feira aos Estados Unidos, quando se encontrará com Trump, e se limitou a assinalar: "terei que tomar decisões sobre os próximos passos a seguir".

O presidente recordou que a ordem executiva firmada por Trump para reforçar a segurança na fronteira ocorre no momento em que uma delegação mexicana, liderada pelo chanceler Luis Videgaray e pelo ministro da Economia, Ildefonso Guajardo, iniciam um diálogo com o novo governo em Washington.

"Estas ordens executivas também ocorrem em um momento em que nosso país está iniciando negociações para estabelecer novas regras de cooperação, comércio, investimentos, segurança e migração na região da América do Norte", recordou Peña Nieto.

Trump firmou nesta quarta-feira ordens executivas para cumprir duas de suas principais promessas de campanha: a construção de um muro ao longo da fronteira com o México e deter a chegada de imigrantes ilegais ao país.