Texas executa homem condenado por duplo homicídio em 2002

Washington, 27 Jan 2017 (AFP) - Um condenado à morte foi executado na quinta-feira à noite no estado do Texas, apesar dos recursos apresentados por seus advogados à justiça americana com alegações de que o processo foi marcado por irregularidades e racismo.

Terry Edwards, um réu negro de 43 anos, recebeu a injeção letal e foi declarado morto às 22H17 locais.

Texas é o estado com mais execuções do país.

"Fiz as pazes com Deus. Espero que encontre a paz", declarou pouco antes de falecer, de acordo com as autoridades penitenciárias texanas.

Os advogados solicitaram um adiamento à Suprema Corte, mas o principal tribunal dos Estados Unidos rejeitou o pedido na quinta-feira à noite.

Edwards foi condenado ao lado do primo Kirk Edwards pelo assassinato em 2002 de dois funcionários de uma lanchonete da rede Subway na cidade de Dallas.

Os dois também levaram os 3.000 dólares que estavam no caixa da loja.

Edwards havia sido demitido do local poucas semanas antes. Uma testemunha afirmou ter visto quando ele jogou a arma do crime em uma lata de lixo.

Apesar de sua participação do duplo homicídio ter sido estabelecida, o papel concreto de Edwards não foi definido.

Os advogados afirmaram que um perito demonstrou que o réu não abriu fogo. Ao contrário do primo, ele não tinha antecedentes criminais.

Kirk Edwards aceitou uma condenação a 25 anos de prisão em um acordo com a promotoria.

Terry Edwards foi condenado à pena de morte após um julgamento em que teve uma defesa ruim, de acordo com os advogados, que também destacaram o fato de que os potenciais membros do júri pertencentes a minorias foram afastados do processo de maneira sistemática.

Um júri composto por 12 brancos definiu o destino do réu.

O jornal Dallas Morning News pediu na quarta-feira a suspensão da execução por considerar que o caso apresentava muitas dúvidas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos