Trump conversará por telefone com Hollande, Merkel e Putin no sábado

Washington, 27 Jan 2017 (AFP) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, conversará por telefone no sábado com o presidente russo, Vladimir Putin, o presidente francês, François Hollande, e a chanceler alemã, Angela Merkel, anunciou nesta sexta-feira a Casa Branca.

Trump recebe nesta sexta-feira na Casa Branca a primeira-ministra britânica, Theresa May, com quem discutirá os laços comerciais pós-Brexit.

"Tirando o máximo proveito da primeira semana - amanhã @POTUS falará por telefone com os líderes da França, Alemanha e Rússia", escreveu o porta-voz da Casa Branca, Sean Spicer, no Twitter.

O telefonema entre Trump e Putin será seu primeiro contato oficial desde que o republicano tomou posse, há uma semana.

Os dois falaram por telefone em novembro, logo após a vitória de Trump nas eleições, e "declararam a necessidade de um trabalho conjunto ativo para normalizar" os laços, de acordo com o Kremlin.

Trump disse a Putin que está ansioso por "um relacionamento forte e duradouro com a Rússia e o povo da Rússia", segundo a equipe de Trump.

As relações entre os dois países ficaram tensas durante a presidência de seu antecessor, Barack Obama, principalmente devido à crise na Ucrânia e à suposta interferência de Moscou nas eleições de novembro.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos