Dez civis morrem em bombardeios perto de cidade síria de Al Bab (OSDH)

Beirute, 28 Jan 2017 (AFP) - Pelo menos dez civis, incluindo sete crianças, morreram em bombardeios aéreos perto de uma cidade controlada pelo grupo extremista Estado Islâmico no norte da Síria, informou neste sábado o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH).

Os ataques ocorreram enquanto as forças do regime sírio tomavam posições a alguns quilômetros de Al Bab, reduto do EI na província setentrional de Aleppo, destacou o OSDH.

Bombardeios aéreos do regime sírio mataram uma criança em Tadif no sábado, enquanto bombardeios turcos deixaram nove mortos, inclusive seis crianças, em Al Uraima e Bezaa, acrescentou a fonte.

O exército sírio tomou o controle de três aldeias da região desde a noite de sexta-feira e está 7 km a sudoeste de Al Bab, continuou o OSDH.

As forças turcas, cujo país lançou uma operação no norte da Síria no fim de agosto, se concentraram ao norte da cidade, acrescentou o Observatório.

Al Bab e arredores são bombardeados há semanas pelas forças aéreas turca, russa e do regime sírio.

No conflito sírio, a Rússia ajuda militarmente o regime de Bashar al Assad diante dos jihadistas e insurgentes, enquanto a Turquia dá apoio militar aos grupos rebeldes que combatem os extremistas no norte da Síria, perto de sua fronteira.

Em 24 de agosto, Ancara lançou uma ofensiva militar na Síria, em cooperação com grupos rebeldes, para expulsar o EI, mas também as milícias curdas das regiões sírias próximas à fronteira turca.

Turquia e Rússia negociaram um cessar-fogo na Síria, que entrou em vigor em 30 de dezembro, e intensificaram sua cooperação desde então.

Os dois países conduziram seus primeiros bombardeios aéreos conjuntos contra o EI em Al Bab em 18 de janeiro, segundo o ministério russo da Defesa.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos