Exército sírio toma controle de estação de bombeamento de água para Damasco

Damasco, 28 Jan 2017 (AFP) - O exército sírio tomou o controle neste sábado de uma estação de bombeamento vital para o abastecimento de água potável para Damasco, privada do fornecimento há mais de um mês, anunciou a emissora estatal.

Após intensos combates que se prolongaram por semanas, as tropas leais ao presidente Bashar al-Assad entraram na estação de bombeamento de Ain al-Fijah, onde se encontra o principal poço de água que abastece a capital, 15 km a sudeste do cerco.

"O Exército içou a bandeira síria sobre a instalação", indicou a emissora sem dar mais detalhes.

As tropas do governo lançaram uma ofensiva para expulsar os rebeldes da fonte em 20 de dezembro. Dois dias depois foi cortado o fornecimento de água para a capital.

O diretor do Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH), Rami Abdel Rahmane, confirmou que, segundo suas fontes no local, dezenas de membros das forças governamentais entraram na instalação de bombeamento.

A ONU havia classificado como "crime de guerra" a privação do fornecimento de água potável a qual estavam submetidos os cinco milhões e meio de habitantes de Damasco.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos