May viaja a Ancara para impulsionar relações com a Turquia após Brexit

Ancara, 28 Jan 2017 (AFP) - A primeira-ministra britânica, Theresa May, chegou neste sábado a Ancara para se reunir com as autoridades turcas em uma viagem destinada a impulsionar as relações comerciais após o Brexit, em um encontro que ocorre um dia depois de sua reunião com Donald Trump em Washington.

May se reunirá com o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, e com seu colega Binali Yildrim. A chefe de Governo britânica se diferencia, assim, dos outros dirigentes da União Europeia pouco dispostos a viajar para a Turquia devido aos expurgos ocorridos após o golpe de Estado frustrado de 15 de julho.

Como manda a tradição, ao chegar a Ancara, May se dirigiu primeiro ao mausoléu de Atatürk para deixar uma coroa de flores e, depois, se dirigir ao palácio presidencial.

Esta visita é feita no dia seguinte a uma viagem a Washington, que a tornou a primeira dirigente estrangeira a ser recebida na Casa Branca pelo novo presidente americano, Donald Trump.

A Turquia, oficialmente candidata a entrar na União Europeia desde os anos 1980, sempre recebeu Londres.

Mas o referendo sobre o Brexit privou Ancara de seu aliado nos assuntos europeus e, por conta disso, os dois países tentam dar uma nova dinâmica à relação, fora das dimensões da União Europeia.

Londres busca fechar acordos comerciais reforçados, em consequência da futura saída do Reino Unido da União Europeia e do mercado único europeu.

bur-sjw/raz/gde/mct/plh/pa.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos