Trump reafirma compromisso dos Estados Unidos com a segurança do Japão

Washington, 28 Jan 2017 (AFP) - Donald Trump reafirmou neste sábado o "compromisso ferrenho" dos Estados Unidos com a segurança do Japão, durante uma conversa por telefone com o primeiro-ministro japonês Shinzo Abe, informou a Casa Branca em um comunicado.

O chefe de Governo japonês será recebido por Trump no dia 10 de fevereiro na Casa Branca, em Washington, e o novo secretário de Defesa, James Mattis, viajará "em breve" ao Japão, um aliado de longa data dos Estados Unidos, destaca a nota oficial.

A conversa aconteceu poucos dias depois do presidente Trump ter anunciado formalmente a saída dos Estados Unidos do Tratado de Livre Comércio TransPacífico (TPP), do qual o Japão é um dos signatários.

Os 12 países do TPP representam 40% da economia mundial. A participação dos Estados Unidos no acordo é considerada fundamental e Abe disse que tentaria convencer Trump sobre seus méritos.

Trump provocou inquietação em Tóquio ao citar uma possível retirada dos soldados americanos do sul da península coreana e do Japão, caso não acontecesse um aumento significativo da contribuição financeira dos dois países.

Shinzo Abe foi o primeiro governante estrangeiro a se reunir com Trump após sua eleição como presidente. O encontro aconteceu em Nova York, antes da posse do republicano.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos